domingo, 26 de junho de 2011

sábado, 4 de junho de 2011

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Em sala de aula...

A partir de recorte de revista, nós completamos o corpo....







[2bar76-710213.gif]

Em sala de aula...


Fizemos o sol com cola colorida e papel picado......




Em sala de aula...

Com a figura de um CHAPÉU, desenhamos um boneco....
Os alunos são verdadeiros artistas.








Em sala de aula...

Cartaz / Música 
O SAPO NÃO LAVA O PÉ 

DOBRADURA DO SAPO 
Utilizando um circulo, dobramos no meio e cortamos.Depois é só colar e colorir..... 








Cantinhos

Cantinho da tecnologia... 

Cantinho dos jogos e brinquedos 

Material Dourado

MATERIAL  DOURADO


  • No encontro de professores alfabetizadores, aprendemos a utilizar o material dourado.
  • Fonte: http://educar.sc.usp.br/matematica/m212.htm.
  • Adaptações e dicas feitas pela professora Monique da Silveira Sampaio. 
Colocando em pratica na sala de aula...
Os alunos bricaram com o material dourado/JOGOS LIVRES  



O Material Dourado Montessori destina-se a atividades que auxiliam o ensino e a aprendizagem do sistema de numeração decimal-posicional e dos métodos para efetuar as operações fundamentais (ou seja, os algoritmos).
No ensino tradicional, as crianças acabam "dominando" os algoritmos a partir de treinos cansativos, mas sem conseguirem compreender o que fazem. Com o Material Dourado a situação é outra: as relações numéricas abstratas passam a ter uma imagem concreta, facilitando a compreensão. Obtém-se, então, além da compreensão dos algoritmos, um notável desenvolvimento do raciocínio e um aprendizado bem mais agradável.
O Material Dourado faz parte de um conjunto de materiais idealizados pela médica e educadora italiana Maria Montessori.

O mateiral Dourado ou Montessori é constituído por cubinhos, barras, placas e cubão, que representam:
JOGOS LIVRES
Objetivo: tomar contato com o material, de maneira livre, sem regras.
Durante algum tempo, os alunos brincam com o material, fazendo construções livres.
O material dourado é construído de maneira a representar um sistema de agrupamento. Sendo assim, muitas vezes as crianças descobrem sozinhas relações entre as peças. Por exemplo, podemos encontrar alunos que concluem:
- Ah! A barra é formada por 10 cubinhos!
- E a placa é formada por 10 barras!
- Veja, o cubo é formado por 10 placas!